Falta de cuidadores nas escolas é um problema sério na gestão da prefeita Cordélia Torres

 

Na segunda-feira (24/07), mães de crianças especiais procuraram a reportagem do VIA41 para informar e até mesmo chamar a atenção das autoridades para um sério problema que é a falta de cuidadores nas escolas municipais de Eunápolis.

O atendimento que garante a inclusão dos alunos e atendimento de qualidade no ambiente escolar é previsto na lei 13146/2015.  Esse direito assegura que estudantes com alguma condição incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) – como dificuldades de locomoção, alimentação e higiene, por exemplo – contem com o serviço. 

A maioria dos casos, no entanto, envolve crianças com deficiência ou algum transtorno intelectual, como o autismo.

Segundo as mães, já estiveram reunidas com a prefeita Cordélia Torres que prometeu resolver o problema e até essa segunda-feira (24/07) nada foi resolvido. 

O problema se estende desde o ano letivo de 2021. "Na gestão passada meu filho tinha cuidador", disse Rita que é mãe de uma criança autista e devido à falta de cuidador na gestão atual na escola municipal Roberto Santos, ela tem que ir para a sala de aula cuidar do seu filho diariamente.

A falta de compromisso da prefeita Cordélia Torres com os alunos especiais, causa sofrimento as mães que clamam pelos seus direitos baseados na Lei de Inclusão e o Estatuto Das Pessoas Com Deficiência que estabelecem a inclusão total das crianças e adolescentes com deficiência às escolas, com direito a cuidadores.

Fonte: via41