Clima tenso entre fazendeiros e indígenas em Porto Seguro; indígenas são acusados de atirar contra sede de fazenda

 

Em Porto Seguro, na região Extremo Sul da Bahia, o clima de tensão entre produtores rurais e indígenas voltou a preocupar, após 07 anos, uma ocupação de terras por indígenas ao entorno do Parque Nacional de Monte Pascoal.

No sábado (25/06), um grupo de indígenas tentou ocupar esta mesma área, onde tem várias propriedades rurais. Fazendeiros da região de Itamaraju, Itabela e de Porto Seguro, se reuniram no domingo (26/06), para evitar a ocupação.

Na tarde de sábado (02/07), por volta das 17h, homens, que segundo fazendeiros, são indígenas, se aproximaram da Fazenda Brasília, jogando bombas e efetuando tiros em direção a sede da fazenda.

Os funcionários da propriedade rural filmaram os homens dentro da propriedade, em uma área a cerca de 800 metros da sede da fazenda. Deu para ver os agressores correndo e ouvir os disparos de tiros, que não atingiram a sede da fazenda devido à distância.

Um funcionário da Fazenda Brasília contou que no dia 25/06, vários objetos foram subtraídos da sede da propriedade, durante poucas horas que um grupo de índios da Etnia Pataxó, iniciaram uma ocupação a fazenda.

Essa mesma região foi protagonista de embates e de crimes, como roubo de gado e de homicídio, no ano de 2014.

Fonte: GN