Mesmo em meio à pandemia da
Covid-19, o Ministério da Saúde quer propor a redução do número de
profissionais de saúde nos presídios. Não satisfeito, planeja aumentar a quantidade
de presos atendidos de 1,2 mil para até 2,7 mil por esses mesmos profissionais.
A
proposta ainda reduz os valores máximos dos repasses, de R$ 73 mil para R$ 41,5
mil, retira médicos psiquiatras e psicólogos das cadeias e prevê diminuição dos
gastos anuais do Sistema Único de Saúde (SUS) na prestação de serviços para os
detentos.
Vale lembrar que 193 pessoas no
sistema prisional brasileiro já morreram por causa da Covid-19. Ao todo, foram
110 presos e 83 servidores. Os casos confirmados já chegam a 36,5 mil, de
acordo com dados de um painel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O aumento
de casos a cada 30 dias está na faixa dos 35%.
As informações são do jornal O
Globo.
