Doenças relacionadas ao trabalho: veja nova lista atualizada

 

A portaria do Ministério da Saúde, atualizando a lista de doenças ligadas ao ambiente de trabalho no país desde 1999, entrou em vigor na sexta-feira (29). O número de patologias aumentou quase para o dobro, passando de 182 para 347, com a inclusão de doenças como Covid-19, burnout, abuso de drogas, tentativa de suicídio e transtornos mentais. 

Qual o objetivo da atualização dessas doenças do trabalho?

Essa atualização tem como objetivo auxiliar no diagnóstico das enfermidades e facilitar a análise da relação entre o adoecimento e a atividade laboral.

Inclusão de novas enfermidades

atualização incluiu a Covid-19 como uma patologia associada ao trabalho, caso o contágio tenha ocorrido no ambiente corporativo.

O que é preciso para o trabalhador se afastar por causa de uma doença?

Para afastar um trabalhador por motivo de doença, é necessário um atestado médico com o pedido de afastamento. Nos primeiros 15 dias, a empresa cobre os custos, e após esse período, a responsabilidade passa para o INSS. Este realizará uma perícia médica para determinar o tempo de afastamento e a elegibilidade do empregado para o auxílio-doença.

Quando a doença está ligada ao trabalho, é essencial que a empresa emita a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para que o empregado obtenha o auxílio-acidentário, que garante a estabilidade de 12 meses após a alta. Caso a empresa não reconheça a doença ocupacional, o empregado pode buscar o reconhecimento judicialmente.

Fonte: Notícias Concursos