Apenas 1 em cada 3 que recebiam auxílio terá direito ao novo programa

 

Um em cada três beneficiados do auxílio emergencial neste ano vai receber o Auxílio Brasil, que começa a ser pago a partir desta quarta-feira (17). A ajuda emergencial beneficiou 34,4 milhões de pessoas na última etapa, entre elas 9,3 milhões que faziam parte do Bolsa Família e foram incluídas automaticamente no novo programa.

Mais 2,4 milhões de pessoas poderão ser incluídas no Auxílio Brasil, com a aprovação da PEC dos Precatórios, em tramitação no Senado. Caso aprovada, a proposta vai permitir o aumento de 14,6 milhões para 17 milhões de beneficiados no novo programa.

No entanto, mais de 22 milhões de pessoas vão deixar de receber benefício do governo federal. A liberação do saque da sétima e última parcela termina na sexta-feira (19), para os nascidos em dezembro, encerrando o programa.

Nesta quarta-feira (17), os nascidos em outubro poderão resgatar o valor que já havia sido depositado em conta digital, movimentada por meio de aplicativo, para compras e pagamento de boletos.

Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem e na rede lotérica de todo o país. A opção de utilização do valor continua válida para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços.

Para realizar o saque em dinheiro, é preciso fazer o login no aplicativo, selecionar a opção "saque sem cartão" e "gerar código de saque". Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. O código deve ser utilizado para saque em dinheiro nas agências, nas unidades lotéricas ou nos estabelecimentos correspondentes.

Fonte: R7