Praticamente metade dos
consumidores brasileiros passaram pela situação de ficar com o ‘nome sujo’ nos
últimos 12 meses. É o que mostra pesquisa divulgada pela Confederação Nacional
de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC
Brasil).
Segundo o levantamento, 48% dos consumidores
brasileiros tiveram o CPF negativado nos últimos 12 meses em razão de dívidas
em atraso. Por outro lado, 39% disseram ter passado a controlar mais os gastos
após a situação e 34% afirmam refletir mais antes de realizar compras. Outros
21% deixaram de emprestar nomes a terceiros e 18% passaram a evitar compras no
cartão de crédito.
De acordo com a
pesquisa, 78% dos brasileiros até conseguem terminar o mês com todas as contas
quitadas, mas em 33% dos casos acaba não havendo sobras no orçamento. Já 22%
dos entrevistados sofrem para administrar as finanças e deixam com frequência
de pagar seus compromissos.