Reconhecendo
a importância da Mobilização Nacional pela Campanha do Outubro Rosa, a
Prefeitura de Eunápolis, através da Secretaria de Saúde, realizará neste mês, diversas
atividades voltadas à conscientização e mobilização da população, em especial
as mulheres, quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Segundo
a secretária de Saúde, Stela Souza, durante todo o mês as Unidades Básicas de
Saúde estarão realizando a marcação de consultas e mamografias para mulheres. O
público alvo para realização desse exame serão as mulheres na faixa etária de
50 e 69 anos, mulheres que já tiveram câncer de mama em qualquer faixa etária,
mulheres de qualquer faixa etária que tem solicitação de mamografia pelo
profissional médico por algum achado clínico, a exemplo de nódulo, bem como
histórico de câncer de mama na família.
Entre os
dias 16 e 21 de outubro as atividades serão intensificadas com palestras,
testes rápidos, consultas, entre outras ações, além da chegada do Ônibus da
Mamografia que estará realizando os exames em Eunápolis entre os dias 19 e 21
de outubro.
Segundo
o prefeito Robério Oliveira, a meta da Campanha no município é capacitar os
profissionais de saúde quanto ao diagnóstico precoce do câncer de mama e
difundir a população que o exame preventivo pode ser feito gratuitamente pela
rede pública.
Secom –
PME

