Com um apelo ao patriotismo e à fé
no Brasil, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, abriu oficialmente o desfile
do Dia da Independência. As comemorações foram iniciadas com o
hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Porto Seguro, pela prefeita
Cláudia Oliveira; o comandante do 8º BPM, Anacleto França e o presidente da
Câmara de Vereadores, Evaí Fonseca.
Com o tema “Porto Seguro patrimônio cultural – a
escola como fonte de resgate e disseminação dos conhecimentos históricos e
tradições culturais”, o evento foi prestigiado por secretários municipais,
vereadores, autoridades civis e militares e um grande número de famílias, que
foram participar da festa, realizada todos os anos desde a posse da atual
administração e que já se consolidou no calendário municipal.
Pelo palanque, montado no cruzamento da Avenida
Getúlio Vargas com Travessa Augusto Borges, passaram cerca de 2.500
componentes, incluindo as forças armadas com seus veículos e efetivos, 15
pelotões das escolas municipais, Banda Filarmônica 2 de julho, Banda Bamups,
Escola Cariza, Desbravadores, Maçonaria, índios pataxós, além das secretarias
de Educação, Esportes, Trabalho e Desenvolvimento Social, Agricultura, Meio
Ambiente e Saúde.
O desfile representou ainda uma oportunidade de
apresentação de diversos projetos desenvolvidos, frotas de veículos e serviços
prestados pela Prefeitura às comunidades da sede, bairros, distritos, povoados
e aldeias indígenas. Como as ações de proteção realizadas pela Secretaria de
Trabalho e Desenvolvimento Social; a produção da agricultura familiar e da
agricultura orgânica, pela Secretaria de Agricultura; o trabalho de
fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente; além de ações desenvolvidas pela
Secretaria de Saúde, através dos agentes comunitários, os cuidados com a saúde
mental, encerrando com os bravos profissionais e ambulâncias do SAMU.





