Os casos de mortes por câncer de traqueia,
brônquios e pulmões na Bahia passaram de 390 para 774 em dez anos. De 2000 a
2010, foi registrado um aumento de 98%. O estado é o segundo do Nordeste com
maior quantidade de óbitos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer
(Inca).
Um ano após ter
sido sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff, a Lei Antifumo
(12.546/11) ainda espera pela regulamentação no Congresso Nacional. A Bahia
também não tomou iniciativa de restringir o tabagismo, a exemplo de outros
estados como Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Roraima, Paraíba e
Paraná, que adotaram legislações próprias para banir o uso de cigarros em
locais fechados e a áreas reservadas a fumantes.
A Tarde
