Lei dá CNH gratuita a pessoas de baixa renda, e não a toda a população; os recursos para custear as CNHs gratuitas virão de multas de trânsito

 

O que estão compartilhando: que uma lei assegura que todos os brasileiros têm direito a tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita a partir de 12 de agosto de 2025.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Entrou em vigor no último dia 11 de agosto a Lei 15.153/2025, que possibilita que a população de baixa renda possa tirar a CNH de forma gratuita.

O benefício, diferentemente do que diz a autora do vídeo checado, não vale para todos os brasileiros, e sim para aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Essas pessoas já tinham direito ao benefício por meio do programa CNH Social, mas esta era uma política estadual que podia ser adotada individualmente pelos Detrans. Com a sanção da nova lei, o benefício passa a valer em todo o território nacional. O dispositivo também determina que os recursos para custear as CNHs gratuitas virão de multas de trânsito.

Fonte: Estadão