Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas em 52 municípios baianos, inclusive em cidades do extremo sul

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na sexta-feira (4\7) um novo alerta amarelo de acumulado de chuvas para parte do litoral baiano. O aviso significa perigo potencial e é válido até sábado (5). Ao todo, 52 cidades no estado serão afetadas.

A previsão é de chuvas intensas – entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os municípios afetados na Bahia são do Sul Baiano e Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A orientação é, em caso de rajadas, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Também é orientado evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja as cidades sob alerta de chuva:

Alcobaça, Aratuípe, Belmonte, Buerarema, Cachoeira, Cairu, Camaçari, Camamu, Canavieiras, Candeias, Caravelas, Dias d’Ávila, Ibirapuã, Igrapiúna, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itacaré, Itamaraju, Itanagra, Itaparica, Ituberá, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Mucuri, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Viçosa, Pojuca, Porto Seguro, Prado, Salinas da Margarida e Salvador.