Apontado como executor do BDM em Eunápolis, PBL entra para o Baralho do Crime na Bahia

 

Acusado de três homicídios e uma tentativa em menos de um mês, em Eunápolis, Pedro Brito de Jesus, de 25 anos, conhecido como “PBL”, passou a integrar o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia. Ele é o novo Valete de Paus da ferramenta, que reúne os criminosos mais procurados do estado.

De acordo com a SSP, PBL é integrante do Bonde do Maluco, facção que atua na região e tem como alvos membros da PCE, rival recentemente associada ao Comando Vermelho. Os assassinatos atribuídos a ele ocorreram entre junho e julho de 2025. Em todos os casos, o acusado teria usado o mesmo modo de agir: pilotava uma motocicleta, fingia ser mototaxista ou cliente, descia armado e atirava, fugindo logo em seguida.

Entre os crimes apontados estão o homicídio de Matheus Rodrigues de Souza, no dia 24 de junho, dentro de um mercado no bairro Gusmão; o assassinato de Wesley Ferreira Souza, em uma lanchonete na Praça do Moisés Reis, no dia 18 de julho; e o de Walace Pereira dos Santos, na Rua Paraíba, bairro Pequi, em 19 de julho.

Pedro Brito responde ainda a inquéritos por roubo, receptação e porte ilegal de arma. Foi preso em flagrante em 2022 com grande quantidade de drogas. Em fevereiro de 2025, teve progressão para o regime aberto. Costuma circular entre Eunápolis, Porto Seguro, Trancoso e Arraial d’Ajuda.

Fonte: Radar News