Está rolando um novo golpe do Pix. O golpista faz
uma transferência via Pix para sua conta e, de fato, você recebe esse dinheiro.
Em seguida, ele entra em contato com você solicitando que você devolva o valor
porque ele fez um Pix errado.
Se você opta por devolver esse valor fazendo uma
nova transferência Pix, você caiu no golpe. Se na sua conta não tem a opção de
devolução do Pix ou de estorno do Pix, não faça uma nova transferência. Quando
você faz essa nova transferência, o golpista entra em contato com o banco ou
com o Banco Central e solicita o cancelamento do Pix inicial que ele havia
feito na sua conta.
E se você não tiver a opção de devolução em seu
aplicativo, não faça nada. Deixe o dinheiro guardado que, em algum momento, o
banco fará a devolução de forma automática. Meu nome é Jennifer, eu sou
advogada do Consumidor e, se você caiu em algum desses golpes, você pode sim
processar o banco, solicitar um reembolso do valor e, ainda, um dano moral
porque o banco tem o dever de segurança.
No caso do Mercado Pago, já existe um boato de que
um de seus colaboradores está envolvido diretamente com esses golpes.