Três suspeitos de envolvimento no resgate de presos em Eunápolis morrem em confrontos policiais

 

Três suspeitos de terem ajudado na fuga de detentos do Complexo Penal de Eunápolis morreram em confrontos policiais, ocorridos na sexta-feira (13). Eles foram identificados como Jaione Santos de Souza, 33 anos; David Silva Souza, 32, conhecido como David Cabeção; e Fernando Correia Santos, 35, vulgo Neguinho Fernando.

O resgate de 16 presos, integrantes da facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), foi realizado por um grupo de cerca de oito indivíduos, na noite de quinta-feira.

O primeiro confronto aconteceu na manhã de sexta-feira (13). Equipes da Polícia Civil de Eunápolis foram até uma residência no bairro Juca Rosa, onde avistaram Jaione Santos de Souza e um comparsa dele. Ao perceber a aproximação dos policiais, o suspeito correu em direção aos fundos da residência e passou a disparar contra as equipes.

Jaione acabou sendo ferido durante o tiroteio, foi socorrido e levado ao Hospital Regional de Eunápolis, mas morreu durante o trajeto. Com ele, foram apreendidos um revólver calibre 38, 15 munições de fuzil 762, duas munições de calibre 38 intactas e cinco deflagradas.

Segundo a polícia, as munições de fuzil 762 são do mesmo calibre das que foram encontradas no Conjunto Penal de Eunápolis, bem como das munições apreendidas durante a prisão em flagrante de três indivíduos que participaram diretamente do resgate dos detentos. Esses fatos, associados às informações preliminares levantadas pela polícia, levam a crer que Jaione participou direta ou indiretamente da invasão ao conjunto penal.

De acordo com informações, Jaione é suspeito de ter participado, na manhã de quinta-feira (12), de um roubo a uma fazenda na localidade de Boca do Córrego, no município de Belmonte, juntamente com um comparsa. A polícia investiga se o veículo roubado durante o assalto teria sido usado para ajudar na fuga dos detentos do presídio de Eunápolis, na quinta-feira à noite.

Os outros dois confrontos aconteceram sexta-feira à noite. Por volta das 23h, uma denúncia anônima informou que um dos participantes do resgate dos presos, identificado depois como David Silva Souza, teria invadido uma residência na Rua Belmonte e feito uma pessoa refém.

Policiais militares foram até o local e abordaram o suspeito, que estava dentro do imóvel. Ele passou a efetuar disparos na direção dos policiais, que reagiram. David foi atingido durante o confronto e ficou gravemente ferido. O suspeito estava com uma pistola Taurus calibre .380. Ele foi levado para o Hospital Regional de Eunápolis, onde o óbito foi constatado pelo médico plantonista. Na residência onde estava o suspeito não foi encontrado nenhum refém.

Na mesma noite, após uma nova denúncia anônima, a Polícia Militar foi até Rua Moisés Reis, no bairro Stela Reis, onde estaria escondido Fernando Correia Santos, o Neguinho Fernando. Segundo a polícia, ele é um dos líderes da facção PCE e teria sido um dos mentores da fuga do presídio.

Quando os PMs se aproximaram do local, o suspeito entrou na casa, com arma em punho, e passou a atirar contra as guarnições. Os policiais entraram no imóvel e houve novo confronto, ocasião em que Fernando foi gravemente ferido. Ele estava armado com uma pistola Taurus calibre .380.

O suspeito foi encaminhado para o Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu ao ferimento e morreu. Segundo informações, Fernando tinha dois mandados de prisão contra ele, sendo um por homicídio e outro pelos crimes de sequestro e cárcere privado.

Fonte: Radar News