Casos de dengue crescem 21% no Brasil; e o que a Prefeitura de Eunápolis está fazendo para combater esses casos?

 

O número de casos de dengue no Brasil aumentou 21% em relação ao ano passado. De 1º janeiro a 18 de novembro, houve 1.663.113 confirmações da doença contra 1.374.776 no mesmo período de 2022, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. No mesmo período, 1.034 pessoas morreram –3,5% a mais se comparado a 2022, quando houve 999 óbitos por dengue. A dengue é uma doença febril cuja transmissão ocorre pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.

Em Eunápolis, o que a prefeitura tem feito para combater a proliferação dos criadouros do Aedes aegypti? Os sintomas da dengue são febre alta (acima de 38°C); dor no corpo, nas articulações, atrás dos olhos e de cabeça; mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo. Ela não se confunde com gripe e Covid, porque não causa sintomas respiratórios e dor de garganta.

No dia 18 de novembro último, um mototaxista de Eunápolis levou às pressas o seu filho que estava com febre altíssima, até o Hospital Regional. No dia seguinte, ainda com febre alta, a criança voltou a ser levada à mesma unidade de saúde. Situação semelhante com o que aconteceu com um casal que mora na Rua Cristóvão Colombo, no bairro Pequi.

Por Elenaldo Costa/Trabuco Notícias, com informações do Ministério da Saúde