O advogado e jornalista João Luiz Faria Netto, 78 anos, assumiu a
presidência do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) em
meio à crescente atenção dedicada pela entidade aos desvios da publicidade
online. Em fevereiro,
o conselho, que reúne representantes de anunciantes, veículos e agências, puniu
um vídeo do influenciador ou “youtuber” Felipe Neto. Em junho, mais oito
vídeos. Entre os anunciantes, Ri Happy, McDonald’s e SBT.
Faria Netto
enfatiza que “todos os casos envolvendo influenciadores foram acatados
imediatamente por eles”, o que ajuda a estender a “boa norma” do setor para o
ambiente digital. O Conar foi criado para combater anúncios enganosos e outros. Ele diz que a tarefa não é enfrentar notícias falsas,
“fake news”, e sim publicidade “fake”, mas acrescenta acreditar que “a boa
publicidade é o que assegura a boa notícia”.
Fonte: portaldocerrado