Excelente notícia do auxílio-doença do INSS; confira:

 

A nova ferramenta do INSS estará disponível para trabalhadores que necessitam de afastamento médico temporário de até 180 dias, o equivalente a seis meses. Através dessa ferramenta, o segurado poderá enviar seu atestado médico, que será validado remotamente pelo INSS, dispensando a necessidade de comparecer pessoalmente à uma consulta com o perito do Instituto.

No entanto, inicialmente, o envio de atestados médicos pela internet estará disponível apenas para os trabalhadores que já possuem exame pericial marcado em uma agência da Previdência Social. Caso o benefício seja negado após o envio da documentação online, o trabalhador ainda poderá comparecer presencialmente na data da perícia já agendada e refazer o pedido do auxílio doença.

Como enviar o atestado online para o INSS?

Para agilizar o processo, o segurado precisará fotografar seu atestado médico, garantindo que o documento esteja legível e sem rasuras. Além disso, é importante verificar se o atestado contém as informações obrigatórias durante a análise da concessão do benefício, como:

Nome completo do segurado;

Data de emissão, que não deve ultrapassar o período de 90 dias do requerimento;

Diagnóstico por extenso ou código da CID;

Assinatura do profissional de saúde;

Identificação do médico, contendo nome, registro no conselho de classe, Ministério da Saúde ou carimbo;

Data de início do repouso;

Prazo de recuperação.

Após garantir que o atestado esteja completo e correto, o documento deverá ser enviado por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS, ou pelo site oficial do INSS. Através do aplicativo ou site, o segurado deverá seguir os seguintes passos para realizar o envio do atestado médico:

Acesse o aplicativo ou site do INSS;

Selecione a opção “Pedir benefício por incapacidade”;

Clique em “Novo requerimento”;

Selecione “Benefício por incapacidade (auxílio doença)” e avance;

Informe seus dados pessoais e trabalhistas;

Selecione o sinal de “+” abaixo da tela e envie seus documentos pessoais, o atestado e laudo médico;

Clique em “Anexar” e avance a cada documento enviado;

Informe o CEP da sua residência;

Selecione a caixa que declara a leitura e concordância com as informações fornecidas;

Avance para concluir o envio.

Após completar essas etapas, os documentos serão encaminhados para análise do INSS. O status do pedido poderá ser acompanhado virtualmente pelo site ou portal do Meu INSS. Caso haja dúvidas, é possível entrar em contato com a central telefônica do INSS através do número 135 para obter orientações com um atendente.

Fonte: Notícias Concursos