Na sexta-feira (19), Maxsuel
Santos, diretor do Portal Sul Bahia, protocolou na Câmara de Vereadores de
Eunápolis, uma denúncia com pedido de cassação da prefeita Cordélia Torres
(UB). A denúncia apresentada tem relação com dois contratos firmados pela
prefeitura de Eunápolis em 2021, onde foi adquirido insumos para atendimento a
questão do COVID-19.
O contrato DP022-2021 firmado com a
empresa Pronto Hospitalar Clinica e Serviços Médicos Ltda. foi denunciado ao Ministério
Público Federal (MPF), em 2021, onde o denunciante solicitou investigação sob
suspeita de superfaturamento na compra dos insumos. Em setembro de 2022, O MPF,
ao analisar um pedido de arquivamento da denúncia, onde teve pedido negado,
informou na decisão que uma perita em contabilidade que fez análise do contrato
em questão, indica que o Município poderia ter economizado cerca de R$ 1.360.092,00.
O valor total do contrato foi de R$ 5.947.227,10.
A empresa Pronto Hospitalar em 2021
na tentativa de esclarecer as dúvidas sobre o contrato em questão, enviou uma
nota ao Portal Sul Bahia, justificando os valores considerados elevados de
alguns insumos, mas a nota da empresa teve vários pontos que não condiz com o
que consta no contrato assinado com a prefeitura de Eunápolis, inclusive sobre
o valor cobrado em tiras glicêmicas, ou seja, fitas para medir glicemia, o
valor pago em uma caixa contendo 50 unidades foi de R$ 271,00.
A mesma quantidade paga pelas fitas
na gestão do ex-prefeito em 2020, no mesmo produto, ficou no valor de R$ 20,00.
Diante das suspeitas envolvendo os
dois contratos em questão, solicitamos da Câmara de Vereadores, na sexta-feira,
investigação para que as dúvidas sejam sanadas e providências sejam adotadas,
se constatado irregularidades
Fonte: portalsulbahia