Eunápolis: vigilância constata que adubo orgânico causa mau cheiro na cidade; propriedade rural é notificada

 

A Vigilância Sanitária de Eunápolis notificou, na terça-feira (08), uma propriedade rural localizada nas imediações do bairro Encanto das Águas, responsável por causar o mau cheiro que se espalhou pela cidade nos últimos dias.

A situação está sendo monitorada pelas equipes de fiscalização do município, após ter gerando mal-estar aos moradores de diversos bairros.

A princípio, a equipe da Vigilância Sanitária suspeitou que o problema fosse proveniente de um criadouro de porcos (chiqueiro), mas, após levantamento, descobriu que o odor que assola a cidade desde a segunda-feira (07), é resultado de um adubo orgânico composto de esterco de galinha, utilizado no processo de plantação de café.

O Departamento de Vigilância Sanitária está acionando os órgãos ambientais, ADAB e Secretaria de Agricultura para analisarem os impactos ambientais e avaliarem as medidas que serão adotadas.

Informou ainda que, apesar do composto produzir gases que são lançados no ar, provocando o mau cheiro e incômodo, inicialmente não apresenta situação de risco para a saúde da população.

“O esterco é coberto por terra e como a máquina que faz a operação quebrou, não foi possível fazer essa cobertura e o material orgânico apodreceu, por isso o mau cheiro. Os responsáveis alegam que ainda não conseguiram a reposição do equipamento“, disse uma fonte na Vigilância Sanitária.

O órgão concedeu o prazo de 72 horas para que os responsáveis adotem medidas corretivas que regularizem a situação. As equipes estão monitorando o caso para que a situação seja resolvida com a maior brevidade.

Fonte: Radar 64