Se depender
do número de apoios, o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) parece sair na frente
de ACM Neto (União Brasil) nesta primeira semana de campanha de segundo turno
ao governo do estado. Desde a votação de domingo, 2, quando as urnas apontaram
liderança do petista com 49,45% dos votos, contra 40,80% do oponente, contatos
com políticos e partidos que estavam com o ex-prefeito de Salvador se
intensificaram e muitos já trocaram de lado.
Na sexta-feira, 7, mais um prefeito do
interior aderiu à campanha petista. Danilo de Babão (PSD), gestor de
Muritiba, disse que “no dia 30, a gente vai bater o martelo desta vitória de
Jerônimo”. Ele se junta à prefeita de Conceição do Jacuípe, Tânia Yoshida
(PSD); aos prefeitos de Novo Horizonte, Djalma Anjos (PP); de Serrinha, Adriano
Lima (PP); de Itaguaçu, Adãozinho (PSD); de Varzedo, Ari Bahia (PSC); além do
ex-chefe do executivo municipal de Araci, Silva Neto (PDT) e o vice-prefeito de
Eunápolis, Wanderson Barros (União Brasil).
O movimento de esvaziamento da base de ACM Neto
também se dá entre parlamentares até então aliados, como David Rios, de mesmo
partido do ex-prefeito de Salvador, que esta semana confirmou adesão ao
petista.
Partidos políticos que também não caminharam com
Jerônimo no primeiro turno já declaram apoio. É o caso do Patriota, PSC,
Cidadania, Rede Sustentabilidade e PSOL, cujo candidato ao governo, Kleber
Rosa, também seguiu o mesmo posicionamento.
Jerônimo Rodrigues venceu em 352 municípios no
primeiro turno. Atualmente, a campanha petista calcula que boa parte dos
gestores das outras 65 cidades baianas onde ele foi derrotado já está
abandonando ACM Neto.
Além de
buscar apoios de políticos e autoridades considerados importantes para ampliar
a margem de votos, a estratégia da campanha é intensificar a agenda de Jerônimo
no interior do estado.
"ACM NETO DESMASCARADO"
Num segundo turno eleitoral, por vezes, as
campanhas adotam ataques mais diretos aos adversários, o que pode levar a uma
queda de qualidade das propagandas eleitorais. Questionada sobre isso, a
campanha petista disse que não vai alterar o tom dos materiais e que o
candidato do União Brasil vai “pagar caro”.
A reportagem
buscou contato com a campanha de ACM Neto, mas não obteve resposta.
Fonte: A
Tarde