Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE),
edição de quinta-feira, 21, o edital de abertura de inscrições para mil vagas
efetivas na Polícia Civil da Bahia. São 150 para o cargo de Delegado, 150 para
Escrivão e 700 para Investigador. A data coincide com o Dia da Polícia Civil,
como homenagem a Tiradentes, patrono das polícias civil e militar
brasileiras.
As inscrições serão realizadas pelo endereço
www.ibfc.org.br, entre as 10h do dia 9 de maio e as 23h do dia 7 de junho. O
valor da taxa varia de acordo com o cargo pretendido pelo candidato: R$ 140
para Escrivão e Investigador, e R$ 160, para Delegado. Do total de vagas
ofertadas, 5% serão reservadas a pessoas com deficiência e 30% para candidatos
que se autodeclararem negros, de acordo com a legislação vigente.
Para ingresso na carreira de Delegado, é exigido
diploma de bacharel em Direito. Para os candidatos aos cargos de Escrivão e
Investigador, é necessário possuir diploma de conclusão de curso superior em
qualquer área de conhecimento, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH),
categoria B, no mínimo, para os investigadores. Em todos os casos, o diploma do
candidato deve ter reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e a carga
horária de trabalho semanal é de 40 horas.
O certame será realizado em Salvador, no dia 24 de
julho deste ano e, por causa da pandemia, para fins de prevenção e controle da
disseminação da Covid-19, a aplicação das provas seguirá critérios de segurança
sanitária. O não cumprimento destes pelo candidato implicará na sua retirada do
local de provas e exclusão do concurso público.
O resultado final do concurso, bem como de todas as
suas etapas e informações complementares, serão divulgados no site oficial do
IBFC e no Portal do Servidor. Após a homologação, a Polícia Civil irá convocar
os candidatos aprovados para realização de exames pré-admissionais e da
investigação social e do curso de formação, como indicado em edital. Aqueles
que estiverem aptos serão convocados para o curso de formação, promovido pela
Polícia Civil.