O Auxílio Brasil substituiu o Bolsa
Família, que em novembro vai pagar um valor médio de R$ 220. O desejo do
governo era começar já pagando os R$ 400, mas não havia recursos suficientes,
adiando para dezembro o novo valor. Neste mês será pago um reajuste de 17,84%.
Como
saber se o cadastro foi aceito?
Como todo programa social do
governo federal, o Auxílio Brasil é concedido a quem estiver inscrito no
Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou estar
com os seus dados atualizados.
O
cidadão também precisará cumprir os seguintes requisitos:
A família precisará ter uma renda
mensal de meio salário mínimo (R$ 550 em 2021) e renda mensal total de três
salários mínimos (R$ 3.300 em 2021). Quem já estava recebendo o Bolsa Família
não precisará fazer novo cadastro, pois os beneficiários serão migrados
automaticamente para o Auxílio Brasil.
Para você saber se sua família está
cadastrada ou precisa atualizar os dados no CadÚnico, basta acessar as
informações através do aplicativo Meu Cadastro Único, quando será possível
saber se seus dados estão desatualizados ou em processo de averiguação. O
aplicativo permite que você imprima o comprovante.
Para quem não tem acesso à
internet, precisará ir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
ou a um posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico).
Fique
atento
Quem não estiver com os dados
atualizados será excluído do registro do Cadastro Único (CadÚnico) depois de
quatro anos. Isso porque o governo realiza uma revisão anual dos dados dos
cidadãos inscritos no CadÚnico. Ao verificar que faltam informações nos dados
da pessoa, o governo convoca a família para que faça a devida atualização no
registro. No entanto, algumas pessoas esquecem o compromisso que assumem ao
fazer sua inscrição no Cadastro Único, se comprometendo a cada dois anos
atualizarem seus dados.
Para fazer a atualização será
necessário comparecer ao CRAS de sua cidade ou a um posto de atendimento do
CadÚnico. Os dados devem ser atualizados sempre quando você troca de endereço,
número de telefone, de estado civil, de renda mensal, ou em eventos de nascimento
ou falecimento na família. Os dados devem ser atualizados o mais rápido
possível.
Como
fazer para se inscrever no Cadastro Único
O município promove visitas
domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o
cadastramento. Mas a família que se enquadrar nos requisitos exigidos e ainda
não estiver inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de
Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.
Exigências
para poder se cadastrar:
Ter uma pessoa responsável pela
família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte
da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
Para o responsável pela família, de
preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
Exceção: no caso de responsável por
famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos
documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.
Apresentar pelo menos um documento
de todas as pessoas da família:
Certidão de Nascimento;
Certidão de Casamento;
CPF;
Carteira de Identidade (RG);
Certidão Administrativa de
Nascimento do Indígena (RANI);
Carteira de Trabalho; ou
Título de Eleitor.
Levar
um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. Não é
obrigatório apresentar, mas ajuda no preenchimento do endereço.