O INSS (Instituto Nacional do
Seguro Social) tem uma fila de mais de 1,8 milhão de pedidos de benefícios à
espera de resposta do instituto. Os dados foram extraídos pelo órgão em 30 de
setembro e fornecidos ao IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário)
no último dia 5.
Do total, cerca de 800 mil pedidos
estão parados, em cumprimento de exigência, que é quando o segurado precisa
entregar documentos complementares para a análise da solicitação.
É possível entregar os documentos
pela internet, no portal ou no aplicativo Meu INSS, ou na porta das agências,
por meio de drive-thru, na chamada "exigência expressa". A medida foi
adotada pelo INSS em agosto e deve ser válida até o fim deste mês, caso o
instituto não faça prorrogação. Antes de ir a uma agência, é preciso agendar.
O cidadão que vai até o local deve
ter o número do protocolo de agendamento e apresentar documento pessoal. Quem
vai enviar os documentos pela internet pode fotografá-los e anexá-los pelo
celular ou computador. Com a reabertura dos postos, é possível agendar o horário
para entregar os documentos a um servidor.
Por Folhapress