O INSS – Instituto Nacional do
Seguro Social pretende acabar, entre agosto e outubro, com a fila de benefícios
que estão aguardando uma resposta da instituição há mais de 45 dias. São
pedidos de aposentadorias, pensões, auxílios (doença, acidente) e BPC
(Benefício de Prestação Continuada).
O presidente da autarquia, Leonardo
Rolim, explicou que mais servidores estão trabalhando na análise de benefícios,
já que as agências do INSS estão fechadas. Esse cenário poderá ajudar a
acelerar a fila.
De acordo com o presidente, em
julho de 2019, a fila do INSS tinha 2,4 milhões de pedidos à espera de
resposta. Desses, 170 mil tinham pendência por parte do segurado.
Rolim
acredita que agora há 1,805 milhão de benefícios em análise. Desse conjunto,
505 mil pedidos foram analisados, mas precisam de informação ou documento
complementar do segurado.
O
maior número de pedidos é de BPC (Benefício de Prestação Continuada) para
deficientes, com 485 mil solicitações aguardando uma resposta. Em seguida,
estão os 333 mil pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição. Em
terceiro lugar, 298 mil solicitações para aposentadoria por idade.
Fonte: Uol