O transporte público é o quarto maior problema das
cidades para 12,4% da população de 319 municípios brasileiros, ficando atrás
apenas da violência e segurança, da saúde e do desemprego, de acordo com
pesquisa sobre o perfil da mobilidade urbana nas grandes cidades. De acordo com
os dados, 61,1% das pessoas consideram que o poder público é o responsável pela
melhoria do transporte público. Quando questionados sobre a gratuidade das tarifas,
53,3% disseram não ter acesso à prioridade e entre aqueles que têm 47,4%
consideram a medida boa. Com relação à gratuidade, 50,9% sabem que o custo
recai sobre os outros usuários, e 86,9% concordam com o benefício.
