Mulheres presas terão direito a perdão e extinção de penas

O presidente Michel Temer (PMDB) concedeu indulto especial para extinção e redução de penas de mulheres presas para marcar o Dia das Mães, em 14 de maio. O decreto publicado no Diário Oficial da União estabelece uma série de critérios para a concessão do benefício, sendo vetado para aquelas que cometeram crimes mediante violência ou grave ameaça.
Para ter a pena extinta, as mulheres devem ter cumprido um sexto da pena e terem filhos menores de 12 anos ou netos nessa mesma faixa etária que estão sob sua responsabilidade. Também poderão ser beneficiadas quem estiver acima de 60 anos ou entre 18 e 21 anos. Os crimes considerados no decreto são, por exemplo, tráfico de drogas, furto e estelionato.

Os demais casos de indultos são destinados a mulheres grávidas ou com deficiência e presas que tenham sido condenadas a uma pena de no máximo oito anos. Nesses casos, elas terão que ter cumprido um quarto da sentença, se for primária, e um terço se for reincidente. Regras semelhantes são adotadas para a redução do tempo de prisão.