Um homem de 46 anos, que morava na zona rural da
cidade baiana de Paramirim, morreu com quadro de raiva humana após ser mordido
por um morcego. A morte ocorreu na segunda-feira (6). Este é o primeiro caso de
raiva humana desde 2004, na Bahia.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o
contágio aconteceu quando o homem ordenhava uma vaca e, acidentalmente, pisou
em um morcego, que mordeu o pé dele.
Ainda de acordo com a secretaria, o homem procurou
um serviço médico após 21 dias do ocorrido, quando foi medicado, mas só revelou
que levou a mordida de um morcego após sete dias de internação. A partir daí, o
homem foi transferido para Salvador, onde foi internado no Hospital Couto Maia
e morreu na segunda-feira.
Os médicos colheram material do paciente, que foi
enviado para o Instituto Pasteur, que já confirmou ser positivo para raiva. A
Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), juntamente com a Agência de
Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), investiga o caso.
A Secretaria de Saúde de Salvador informou que a
vacina contra a raiva está disponível nos postos, mas apenas para as pessoas
que foram mordidas por animais. Não é uma vacina que possa ser tomada a
qualquer momento da vida.
G1

