Solo Legal é uma realidade, diz vereador Jota Batista

Em nota na rede social facebook, o vereador Jota Batista mostrou-se bastante satisfeito com a regulamentação da Lei 870/13, a Lei do Solo Legal, de sua autoria, após ter travado algumas batalhas e até mesmo enfrentando ameaças, que vai garantir a legalização do solo com registro dos imóveis de Eunápolis e tutelando a propriedade privada de toda a segurança jurídica necessária. Com a Lei, o cidadão poderá ser proprietário de fato e de direito daquilo que já era seu.
.
Ainda em nota, o edil disse que a Lei precisava passar por uma regulamentação em face de algumas exigências constitucionais, e essa regulamentação é de competência e obrigação do executivo”. Disse ainda que “graças a Deus, aos colegas e a compreensão do Prefeito Neto Guerrieri, a regulamentação já foi encaminhada e aprovada no dia 31 de outubro, em ultima votação”. 

De acordo com o vereador Jota Batista, foram criados – por ele -, parâmetros de isenção fiscal de um lado e instituição mínima de outro. Ou seja, isentos de tributação os imóveis de até 250 metros quadrados e os declaradamente pobres. Taxação mínima de alguns outros com valores proporcionais a realidade venal dos imóveis.

“A Constituição Federal diz que, determinadas Leis publicadas em exercício fiscal só terão validade no exercício fiscal seguinte (principio da anterioridade nonagésimal). Ainda, tendo que obedecer ao intervalo mínimo de 90 dias, em razão do princípio da proteção ao contribuinte que não pode ser pego de surpresa”, disse Jota. 

Acrescentou que tem o intervalo constitucional de 90 dias, e depois é só procurar o setor de tributação da prefeitura e dar entrada no pedido de registro para obtenção do titulo de propriedade. 

Jota Batista ainda destacou que está oficiando ao cartório para se abstiver de registrar imóveis com encaminhamento imobiliário. A comunicação agora é através da Prefeitura, órgão público legitimado pela CF e Lei 870/13. 

Ele finalizou dizendo que “o dever do parlamentar é esse, legislar em defesa do direito de todos” e agradeceu a Deus, ao Prefeito Neto e aos seus colegas de edilidade.