Vereador Jota Batista explica papel do Programa Solo Legal em Eunápolis


 
Por Athylla Borborema

O vereador pelo município de Eunápolis, Jota Batista (PHS), comemorou o anúncio do ministro das Cidades, César Borges, que esteve em Teixeira de Freitas no último sábado, 31, informando, que em outubro, será lançado o processo de licitação da duplicação da Rodovia BR-101, especialmente o trecho que compreende de Mucuri a Eunápolis, que terá obras executadas por recursos 100% federais e quando pronta, a pista terá seus pedágios mais baratos.

“Esta nossa rodovia já tem mais de 40 anos de existência e o seu estado é de calamidade, todos os dias perdemos pais de famílias nessas estradas em razão das suas condições inadequadas para nossa realidade. Mas o anúncio da sua duplicação está sendo aguardada por todos nós com grande expectativa, porque irá resguardará a vida de quem trafegar por ela e proporcionar mais desenvolvimento para o extremo sul”, disse o parlamentar.


O vereador Jota Batista é o autor do projeto que institui o Programa Solo Legal de regularidade Fundiária do município de Eunápolis, que deve beneficiar cerca de 16 mil propriedades, entre residências e terrenos. Conforme o parlamentar, o setor imobiliário de Eunápolis vive quase na sua totalidade na irregularidade e muitos casos poderão se configurar na ilicitude por parte de alguns empresários do setor e o programa vai criar uma norma que dará regularização a todas as transações que terão regras para seguir.

O projeto Solo Legal, proposto pelo vereador Jota Batista, para regularização fundiária dos terrenos antigos da cidade, fornecendo títulos de propriedade aos donos dos imóveis que ainda não têm o documento, vem gerando muita polêmica, justamente porque o projeto mexe com interesses de alguns donos de imobiliárias que alegam ser proprietários de grande parte desses terrenos, objeto de um problema histórico que acompanha a ocupação urbana desde a década de 60.