O Ministério da Justiça registrou, na semana anterior
à do Natal, aumento de 60% na entrega voluntária de armas de fogo, em
comparação com registros de outros períodos do ano. No total, foram entregues
818 equipamentos contra 509 na semana anterior. A entrega faz parte da Campanha
do Desarmamento, que já recolheu mais de 64 mil artefatos.
Atualmente, há mais de 2
mil postos de coleta, como delegacias da Polícia Federal e Rodoviária, entre
outros. A pessoa não precisa se identificar. São Paulo foi o estado em que mais
recolheu equipamentos. Em seguida vieram a Bahia e o Rio Grande do Sul. Foram
entregues 358 revólveres; 259 espingardas e 73 pistolas.
Para transportar armas de
fogo até um posto de entrega, é necessário portar uma guia, disponível na
página da PF na internet. O objeto deve estar descarregado e as munições
armazenadas separadamente. A indenização por unidade varia entre R$ 150 e R$
450.