Papa Francisco morreu devido a AVC e insuficiência cardíaca, confirma Vaticano

 

O Papa Francisco morreu aos 88 anos devido um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, informou na tarde de segunda-feira (21\4), o Vaticano. A confirmação da morte ocorreu às 2h35 pelo horário de Brasília de segunda-feira (7h35 no horário do Vaticano). A data do velório deverá ser anunciada nesta terça-feira (22).

Histórico da internação

O religioso foi internado no dia 14 de fevereiro, no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, com um quadro clínico de bronquite, mas em seu 4° dia de internação foi alterado para uma 'situação clínica complexa' que envolvia infecção polimicrobiana - ou seja, por mais de um microrganismo, como bactérias, vírus ou fungos - das vias respiratórias.

O Vaticano publicou no dia 12 de março que uma tomografia de tórax confirmou a evolução no quadro clínico do religioso. Francisco lutava então contra uma pneumonia bilateral, que se trata de uma infecção grave que tornava a respiração mais difícil e podia inflamar e cicatrizar ambos os pulmões. Ele deixou o hospital no dia 23 de março, ainda utilizando oxigênio, e fez algumas aparições públicas.

A última ocorreu no domingo de Páscoa (20), na Praça São Pedro. Pelo balcão central da Basílica Vaticana, o papa desejou 'Feliz Páscoa' acenando para milhares de fiéis. Sua mensagem de celebração pascal foi lida pelo sacerdote Diego Ravelli, mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.

Fonte: O Popular