Governo da Bahia publica resultado da 2ª etapa do concurso para Polícia Técnica

 

Será publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 16, o resultado definitivo das provas discursivas do concurso público para o Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil do Estado. A relação inclui os aprovados para vagas de perito criminal, perito médico legista, perito odonto-legal e de perito técnico de polícia civil.

Segundo a Secretaria da Administração (Saeb), na mesma edição do DOE também serão publicados editais de convocação para a terceira etapa do certame, constituída de provas de títulos, além da convocação para realização do procedimento de heteroidentificação (para aqueles que declararam ser negros) e perícia médica nos candidatos que se declararam com deficiência. 

O concurso para o DPT oferta, ao todo, 456 vagas de nível superior, sendo 166 vagas para perito criminal, 103 para médico legista, 10 para perito odonto-legal e 177 para perito técnico do Departamento de Polícia Técnica (DPT). As carreiras integram quadro de pessoal da Polícia Civil e terão carga horária semanal de 40h.

Em dezembro de 2022, mais de 9 mil candidatos fizeram as provas. O exame foi composto por uma prova objetiva, com 100 questões de múltipla escolha, abordando conhecimentos gerais e específicos, além de uma prova discursiva, voltada para a elaboração de texto dissertativo.

Após o resultado final e a homologação do certame, os candidatos serão convocados a realizar exames pré-admissionais (teste de aptidão física, exames médicos e exames psicológicos) e investigação social. Os considerados aptos serão convocados a realizar Curso de Formação de Policiais Civis. 

De acordo com a Saeb, as vagas serão preenchidas de acordo com a classificação final e de acordo com o interesse da administração pública.

Os resultados também estarão disponíveis no portal RH Bahia e no site da organizadora do certame, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), disponível no site da instituição.

Fonte: A Tarde