Jerônimo deve ser eleito novo governador da Bahia

 

Tudo indica que neste domingo, 30, será dia de consagração para o candidato Jerônimo Rodrigues (PT), que, de figura desconhecida da maioria da população no início da campanha, chega às vésperas da eleição como franco favorito para vencer o pleito.

A última rodada da pesquisa AtlasIntel/A Tarde antes da votação mostra, mais uma vez, a sólida liderança do petista. Segundo o levantamento, ele obteve 54% dos votos válidos, enquanto ACM Neto (União Brasil), ficou com 46%. 

Os números reforçam um cenário eleitoral bastante estabilizado. Na avaliação do CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, é improvável qualquer alteração mais profunda no quadro configurado pelos últimos levantamentos.  

Em relação à pesquisa divulgada na quarta-feira, 26, a diferença entre os dois candidatos caiu pouco mais de um ponto percentual, dentro da margem de erro, mas confirmando a consolidação da vantagem petista. Roman acredita ser um movimento natural do momento das campanhas.

Nos votos totais, o candidato do PT teve 52,3% da preferência, o ex-prefeito de Salvador ficou com 45,2%, enquanto votos brancos e nulos somaram 1,2% e pessoas que não souberam responder 1,3%.

Jerônimo Rodrigues venceu em todas as regiões do interior da Bahia consideradas pela pesquisa AtlasIntel/A TARDE: Feira de Santana (60,7%), Juazeiro (53,9%), Barreiras (50,5%), Itabuna/Ilhéus (55,8%) e Vitória da Conquista (48,9%).

No quesito gênero, chama atenção a acentuada diferença entre os dois candidatos no eleitorado feminino. A maioria das mulheres que participaram do levantamento, 55,4%, disse votar em Jerônimo, enquanto 42% preferem ACM Neto.  

Petista competitivo

A disputa entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto se mostrou desigual desde o começo quanto ao grau de reconhecimento dos candidatos por parte da população. Apesar de secretário da Educação no governo Rui Costa (PT) e da trajetória no seu grupo político, Jerônimo chegou à sua primeira disputa eleitoral contra um adversário já duas vezes prefeito de Salvador e com uma tradição política carregada no nome.

Mesmo assim, turbinado pelo apoio e imagem do ex-presidente Lula e do governador Rui Costa, Jerônimo conseguiu se mostrar competitivo e simbolizar a continuidade do projeto que o PT tem protagonizado na Bahia nos últimos anos.

A pesquisa mostra, por fim, que Jerônimo Rodrigues continua se beneficiando da alta aprovação de Rui Costa e do seu governo. A maioria dos eleitores, 56,2%, respondeu aprovar o desempenho do governador, enquanto 30,9% desaprovam.

Fonte: A Tarde