CCJ da Câmara aprova PEC que acaba com aposentadoria compulsória para magistrados condenados

 

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, aprovou na noite de quarta-feira (8), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 163/12), que proíbe a concessão de aposentadoria a magistrados como medida disciplinar. A proposta estava parada na Casa há 10 anos.

O objetivo da proposta é acabar com a pena de aposentadoria compulsória com salário proporcional ao tempo de serviço, aplicável a juízes acusados de atos de corrupção ou ofensivos à moralidade administrativa.

O texto da proposta prevê a pena de perda do cargo para juízes que atentarem contra a dignidade, a honra e o decoro de suas funções. Além disso, atribui ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a competência de decretar, via decisão administrativa, a perda do cargo de membros do Poder Judiciário. Atualmente, a exoneração de um juiz só pode se dar por decisão judicial transitada em julgado.

Agora, a PEC será submetida a uma comissão especial, que vai avaliar o mérito, e assim seguirá para a última etapa da tramitação, que é ir ao Plenário.

por Nicole Angel, de Brasília