WhatsApp será usado pelo INSS para atendimento

 


Para receber um benefício por incapacidade, o trabalhador precisa agendar uma perícia e ser avaliado por um médico perito do INSS. Para quem trabalha com carteira assinada, o patrão paga os valores até o 15º dia de afastamento; a partir do 16º, o pagamento é feito pelo INSS.

Ao adicionar o número de telefone do WhatsApp do INSS, o cidadão recebe uma mensagem da assistente virtual.

“Olá! Sou uma assistente virtual e estou aqui para te ajudar a usar o Meu INSS”, cumprimentou o robô, no teste feito pela reportagem. “Ainda estou em treinamento, mas já conheço bem alguns assuntos”, prossegue.

Na sequência, a mensagem apresenta uma lista de nove serviços numerados nesta ordem:

1 - Senha do Meu INSS

2 - Perícia médica

3 - Extratos, certidões e declarações

4 - Imposto de Renda

5 - Benefícios e serviços

6 - Cumprimento de exigências e entrega de documentos

7 - Serviço social e reabilitação profissional

8 - Cálculo de Guia de Previdência Social

9 - Atendimento nas agências

Para escolher uma opção, basta digitar o número correspondente no campo de texto destinado à mensagem e enviar.

Por exemplo, a nona opção trata dos atendimentos nas agências. Ao digitar o número 9, a assistente responde com um texto sobre a situação das agências e alerta que os postos estão fechados devido à pandemia do novo coronavírus.

Os passos seguintes do atendimento seguem essa mesma dinâmica, com opções numeradas, para que o interessado obtenha mais detalhes sobre o serviço que procura.

No teste feito pelo Agora, a assistente virtual não permitiu a realização de pedidos de benefícios ou quaisquer outros procedimentos feitos pelo Meu INSS ou pelo número de telefone 135.

A ideia para esse novo canal, segundo apurado pela reportagem, não é ser alternativa às demais formas de atendimento a distância, mas orientar a população sobre como usar esses serviços.