Para receber um benefício por incapacidade, o
trabalhador precisa agendar uma perícia e ser avaliado por um médico perito do
INSS. Para quem trabalha com carteira assinada, o patrão paga os valores até o
15º dia de afastamento; a partir do 16º, o pagamento é feito pelo INSS.
Ao adicionar o número de telefone do WhatsApp do
INSS, o cidadão recebe uma mensagem da assistente virtual.
“Olá! Sou uma assistente virtual e estou aqui para
te ajudar a usar o Meu INSS”, cumprimentou o robô, no teste feito pela
reportagem. “Ainda estou em treinamento, mas já conheço bem alguns assuntos”,
prossegue.
Na sequência, a mensagem apresenta uma lista de
nove serviços numerados nesta ordem:
1 - Senha do Meu INSS
2 - Perícia médica
3 - Extratos, certidões e declarações
4 - Imposto de Renda
5 - Benefícios e serviços
6 - Cumprimento de exigências e entrega de
documentos
7 - Serviço social e reabilitação profissional
8 - Cálculo de Guia de Previdência Social
9 - Atendimento nas agências
Para escolher uma opção, basta digitar o número
correspondente no campo de texto destinado à mensagem e enviar.
Por exemplo, a nona opção trata dos atendimentos
nas agências. Ao digitar o número 9, a assistente responde com um texto sobre a
situação das agências e alerta que os postos estão fechados devido à pandemia
do novo coronavírus.
Os passos seguintes do atendimento seguem essa
mesma dinâmica, com opções numeradas, para que o interessado obtenha mais
detalhes sobre o serviço que procura.
No teste feito pelo Agora, a assistente virtual não
permitiu a realização de pedidos de benefícios ou quaisquer outros
procedimentos feitos pelo Meu INSS ou pelo número de telefone 135.
A ideia para esse novo canal, segundo apurado pela
reportagem, não é ser alternativa às demais formas de atendimento a distância,
mas orientar a população sobre como usar esses serviços.