Uma avaliação federal feita com amostra de estudantes do 2º
ano do ensino fundamental de escolas públicas mostra que 17 estados brasileiros
não conseguiram alcançar a média do país em conhecimentos de língua portuguesa.
Em matemática, foram 18 estados que não atingiram a média.
Os resultados reforçam o cenário de desigualdade educacional
e evidenciam os bons resultados obtidos pelo Ceará nos últimos anos na
alfabetização, mesmo com grande percentual de alunos pobres. Das regiões Norte
e Nordeste, somente o Ceará conseguiu ficar acima da média nas duas
disciplinas. Além disso, as crianças cearenses têm a maior média do Brasil
tanto em português quanto em matemática.
Os resultados sobre
a avaliação amostral, realizada em 2019, foram divulgados pelo Inep (Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) na quarta-feira (4). Além do 2º
ano, uma amostra de estudantes do 9º ano fez testes em ciências da natureza e
ciências humanas.
Os resultados
apresentados têm uma distribuição dos alunos em níveis de proficiências. No
entanto, nem o Inep nem o MEC (Ministério da Educação) definiram quais
patamares são considerados como adequados.
Assim, não é
possível saber o percentual de estudantes alfabetizados até o 2ª ano do ensino
fundamental. O governo espera que, até essa série, as crianças de sete anos de
idade estejam alfabetizadas.
Por: Folhapress