O número de acessos aos sites de
notícias cresceu 51% no mês de março, em meio à pandemia do novo coronavírus,
em comparação com o mês anterior. Ao comparar os números de março com janeiro,
o crescimento foi de 41%. A constatação foi feita pelo Instituto Verificador de
Comunicação (IVC).
O
crescimento da audiência começou a ser notado a partir de 12 de março. Até dia
11 os acessos seguiam o comportamento tradicional.
Foram 672 milhões de dispositivos que
acessaram websites auditados pelo IVC. Do total, 112,9 milhões foram
computadores, 554,2 milhões smartphones e 4,9 milhões outros. Mais de 2 milhões
de páginas foram visualizadas.
Ao comparar a semana de 19 a 25 de
janeiro, em que o coronavírus ainda não havia chegado ao país, e a semana de 22
a 28 de março, que os casos já estavam em crescimento e transmissão comunitária,
o IVC notou de maneira clara a diferença das situações pré e pós Covid-19.
O primeiro ponto destacado pelo
Instituto foi o aumento de audiência em smartphones, que foi superior ao
aumento em computadores. Aumentaram em 78% e 46%, respectivamente, compondo um
aumento médio de 72%.
Outro ponto importante é o aumento
de audiência média nos fins de semana, que foi superior ao aumento nos dias de
semana. Aumentaram 81% e 76%, respectivamente.
Quanto ao horário dos acessos, o
IVC notou que durante todo o dia houve crescimento significativo de
dispositivos ligados, exceto nas faixas horárias da madrugada.