Itabela: Sumiço de adolescentes ainda é mistério para a polícia e pode ter ligação com furto de madeira

O desaparecimento de três jovens moradores do distrito de Monte Pascoal, em Itabela, tem ligações diretas com o furto de madeira em uma reserva de mata nativa na Fazenda Palmares, na zona rural de Porto Seguro.
Os jovens Darlan de Jesus Nascimento, 16 anos de idade; Alessandro Ofrai de Jesus, de 17 e Edson da Silva Francisco, 18 anos, desapareceram na manhã da última sexta-feira, dia 18.  
Enquanto trabalhavam no corte ilegal de madeira na Fazenda Palmares, os jovens foram surpreendidos por homens armados e fardados com roupas camufladas, semelhantes às usadas pelo Exército. Eles foram contratados por Vanderlei Lopes da Silva e outro homem de pré-nome Nilson, conhecido por ‘Zói de Folha’, que se encontram foragidos.
Familiares e amigos na esperança de encontrar os jovens vivos
Ontem, mais de 50 pessoas fizeram uma varredura nos arredores do local de onde os jovens desapareceram. Lá, foram encontrados um par de sandálias, uma camiseta, um capacete e a chave da moto usada por Vanderlei. Todo o material encontrado foi entregue à polícia. A camiseta e as sandálias encontradas em meio ao mato foram reconhecidas como sendo dos adolescentes Alessandro e Edson.
O que mais chamou a atenção foi a quantidade de árvores com marcas de tiros, provavelmente disparados por jagunços que prestam serviços para fazendeiros da região. Segundo a polícia, os disparos saíram de uma arma de grosso calibre, como por exemplo, de uma escopeta calibre 12. Em uma das árvores foram contadas cerca de 60 perfurações. 
De acordo com os pais dos garotos, Manoel de Jesus, de 62 anos, Edvaldo Ferreira Nascimento, de 36, e Divaldo Pereira Francisco, de 45, os elementos Nilson e Vanderlei fugiram dois dias após o ocorrido.
Um morador de Monte Pascoal, que não quis se identificar, contou que ouviu Vanderlei dizer que teria voltado ao local na companhia de um senhor conhecido por ‘Zinho’ ainda na noite de sexta-feira, para buscar alguns pertences.
Segundo ele, Vanderlei e ‘Zinho’ disseram que flagraram no local do ocorrido, três homens em dois unos, um de cor vermelha e outro de cor azul, este que estava com o porta malas aberto, como se estivessem colocando alguma coisa dentro.
‘Zinho’ e Vanderlei deixaram o local sem que fossem vistos pelos homens.
Os pais dos garotos têm esperança de encontrar seus filhos com vida. Eles fizeram um apelo para quem souber de qualquer informação que ajude a esclarecer o fato, que entre em contado com a delegacia mais próxima.
Delegacia de Polícia Civil de Porto Seguro: (73) 3288-2680
Delegacia de Polícia Civil de Itabela: (73) 3270-2151.
Por Elenaldo Costa
Com as informações do Giro de Notícias